city-scape

quarta-feira, novembro 02, 2005

 
BARCELONA por Marta Abreu

Barcelona é uma cidade onde não podemos estar parados, porque ela não nos deixa. Barcelona obriga-nos a andar de um lado para o outro para a conhecermos, a olhar para todos os pormenores nas ruas, nas praças, nas vielas, nos edifícios, nos vários bairros. E mais – obriga-nos a estarmos atentos a milhares e milhares de detalhes e recantos.
Por mais guias, revistas e livros que possamos ler sobre esta cidade, o mais aconselhável seria VIVER Barcelona no seu melhor!

Todos nós já ouvimos falar, ou já visitámos a Casa Milá do Gaudí, o Pavilhão do Mies, a Ponte do Calatrava ou o Palácio de Congressos do Ferrater, mas para conhecermos a Biblioteca de Grácia, a Biblioteca Pompeu Fabra ou o Mercado de Santa Caterina precisamos de VIVER BCN.

Ainda mais importante que os edifícios públicos, como o MACBA e os atrás referidos, são as praças, os largos, os bares, os restaurantes, os objectos, as lojas e as pessoas que habitam a cidade.
Refiro-me à Plaza de la Universitat, à Plaza del Sol, à Calle Vila y Vilá, ao Benidorm e ao Mario que serve as Estrellas, aos Dos Trece, ao Iposa, à la Paloma, ao B-guided, ao Sandwich & Friends, ao la Pelu, à Pepa do 486 da Calle Valencia, ao Rá, à Biblioteca do Colégio dos arquitectos, ao Mercado de la Boqueria, ao Metro, ao Espai Ras, à Apolo, ao Margarita Blue e ao Rita Blue, ao Razzmatazz, à Calle Princesa, ao Born...
Entre estas e outras referências começamos a construir uma pequena imagem de BCN.

E é impossível caracterizar com frases cada um destes pormenores! Seria demasiado redutor! O melhor seria VIVER! Seria apanhar o comboio de Vigo para BCN, ou o “super descuento” da Iberia e tentar viver como os catalães vivem, para retirar o melhor que esta cidade nos pode dar! Para trazermos para as nossas cidades e para as nossas vidas um bocadinho dessa energia frenética que faz com que a cidade nunca pare de nos oferecer momentos, pessoas e uma arquitectura memoráveis!


Marta Abreu





<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?