city-scape

sábado, janeiro 07, 2006

LUZERN por Emanuel Sousa

Luzern, diz-se, ser muito mais bonita no verão quando a envolvente se torna verdejante, mas com neve em volta, nãoperde o charme, pelo menos para nós, latinos, menos habituados a estas andanças do branco manto de neve...

o fim de semana começou na sexta, logo de manhazinha, com um pequeno passeio pelo casco velho da cidade seguido de um pequeno cruzeiro-almoço, no lago de Luzern, que apesar de repleto de nevoeiro, envolveu-se numa aura mágica, digna dos contos fantásticos...
depois de um pequeno impulso consumista, próprio de quem vive entre shoppings, fomos vistar um deles nos arredores da cidade, pequeno e desinteressante comparado com os nossos, que logo se abandonou, para retornar à cidade, visitar as suas pontes cobertas, algumas das suas praças e deambular pela suas ruelas, saboriando o quente das castanhas de rua...
a noite acabou com um jantar no Einhorn, um restaurante de comida italiana bem no centro, com muitos empregados portugueses...
aliás a cidade está repleta deles, de madeirenses a açorianos, passando por terras bem mais proximas daqui, como marco de canaveses, a cada esquina se encontra um 'tuga', no melhor sentido da palavra, que logo se entrega ao portugues para nos dar conselhos, sugestões, falar de portugal e da suiça...

No sábado, fizemos o circuito turistico, apanhamos um autocarro até Lide para aí apanahar um teleférico que nos levaria a Pilatos, a montanha mais alta em redor. O percurso, até ao teleférico, feito a pé, por muitas razões fazia lembrar, a atmosfera, da série Heidi, que encheu grande parte das nossa infâncias. E a subida no teleférico, apenas confirmou a verosimelhança da paisagem real com a ficção. Deveras mágicas aquelas cabanas perdidas na montanha, coberta de branco...

Apesar de termos chegado ao cume rapidamente, a paisagem muda drasticamente, do verde ao branco, do frio ao gelo, da paisagem domesticado à paisagem mais agreste e virgem... a força da antureza encontra-se lá, livre, como os flocos de neve que esvoaçam à nossa volta... Foi lindo...
Em cinco minutos, a paisagem que se estendia por kilómetros envolveu-se numa névoa inerte, que fechou a paisagem, sobre si mesma, num manto branco sem profuindidade que nos rodeava... A paisagem continuava lá, mas coberta com um fino véu de neve... Acabamos a comer Fondue de queijo, no La Taverne, no topo da montanha, ora vendo a paisagem ora sentido que nos encontravamos dentro de uma nuvem...

Ao início da tarde, já estavamos de volta à cidade, a viagem de teleférico tinha sido algo vertiginosa, com a penetração desse véu, que assim abria a paisagem em toda a sua magnificiência, e altura, como se saltassemos dessa nuvem para o mundo lá em baixo...
Anoiteceu enquanto se deambulva pela cidade, pelas feiras tradicionais que agora abundavam pela cidade, provavelmente pela proximidade com a chegada de São Nicolau, que chega dia 6 de Dezembro, com as prendas de natal... Pequenas preciosidades feitas à mão, misturadas com bugigangas de metal, que se amontova nas pequenas praças. As pessoas em volta do bar improvisado, aqueciam-se com o vinho quente, que logo experimentamos...
Acabamos por nos sentar na margem do rio, fazendo um magusto tardio, castanhas e vinho quente, enquanto cisnes e pequenas aves de rapina, atabalhoadamente, se posicionavam à nossa volta, na esperança de conseguir repasto para a noite...
A noite caia e acabamos no JazzKantine, um pequeno bar cheio de gente, onde passamos algumas horas conversando, e tentando ler as revistas encriptadas em alemão, acompanhados pelo reconfortante chá quente...O jantar foi fora da cidade, num pequeno restaurante de charme, o Maihofli, com comida excepcional, um gosto tradicional e muito caseiro, com um toque de 'nouvelle cuisine', acompanhado pelo vinho francês suave. A noite acabou no lowengraben, um post-chic lounge, bar do momento em Luzern.

Domingo foi o dia da despedida da cidade, com um passeio a pé em volta da muralha, com as suas oito torres, semelhantes às torres que circundam Hogwarts, em 'Harry Potter', o dia estava claro e azul... as cores de outono ainda perduravam, apesar do frio... A visita logo pela manhã, ao 'Dying Lion of Luzern', culminava a despedida com o seu ar triste...
Saímos de Luzern pelas duas da tarde, com a ideia de visitar a zona ribeirinha de Zurich... Não sem antes experimentar, e despedirmo-nos à boa maneira germânica, com uma boa salsicha, 'wurtz'... Delicioso, provavelmente da fome, mas sem dúvida, memorável.

Zurich, ficaria para a próxima, a chuva levou-nos directamente ao aeroporto, onde ficamos a restante tarde, demabulando pelo 'Duty Free', nele próprio uma experiência do primeiro mundo e da ordem suiça....

<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006

This page is powered by Blogger. Isn't yours?