city-scape

terça-feira, março 07, 2006

 
HELSÍNQUIA
(Helsínquia tem fé nos arquitectos - modernos - assim se percebe que o seu carácter Carta de Atenas tenha resistido às mais variadas reviravoltas políticas; cada um tem a sorte que merece.)

1.
O projecto de Helsínquia é feito em papel vegetal, sob papel milimétrico. Traçam-se com regra as várias redes de transporte, desenham-se cuidadosamente os centros públicos e preenchem-se, com gosto, as tramas de parques e jardins. A maqueta de Helsínquia faz-se com duas folhas de madeira, recortam-se livremente toda a espécie de lagos, baías, cabos e penínsulas – construindo um tabuleiro harmonioso de cheios e vazios no qual sabiamente se implantam os volumes sob a luz do sol.

2.
Num dia de Verão, uma das melhores promenades que Helsínquia nos oferece serve quem acaba de chegar à cidade, por comboio. Em direcção a Sul, e antes de começar a descer a Esplanadi em direcção ao Báltico: comprem uma mão-cheia de amoras e comecem uma conversa com alguém na rua, assim se conhece a cidade que não pode ser desenhada.

Miguel Araújo
Porto, 13 de Fevereiro de 2006





<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?